Tv e Cinema



Hospital Central

Hospital Central é uma série de televisão espanhola, que retrata as vidas pessoais e profissionais do fictício Hospital Central em Madrid. O canal Telecinco estreia os novos episódios semanalmente, às quartas-feiras. Outro canal digital, AXN, repete as temporadas anteriores.
A série começou a ser emitida em 2000 e continua hoje em dia com bons índices de audiência. Há quem diga que é a versão espanhola de Urgências (ER). O seu recorde de audiência é de 6.527.000 espectadores (35,3% do share).
Nº de episódios
234


Verano Azul
A série roda à volta de um grupo de amigos, que se junta durante umas férias na praia de Nerja, província de Málaga, na costa sul da Espanha.
Foi gravada durante 16 meses, entre finais de agosto de 1979 e dezembro de 1980 na localidade de Nerja.
Verão Azul foi uma famosa série televisiva espanhola produzida em 1981 e liderado pelo diretor musical Antonio Mercero com Carmelo Bernaola. É composta por 19 episódios e relata as aventuras de vários amigos, crianças e adolescentes, em férias no verão uma cidade na Costa del Sol Andaluzia. Enquanto tal não nomeia uma localidade na série, este é Nerja.
Estas são as aventuras de um bando composto por cinco meninos e duas meninas de diferentes idades, de oito a dezessete anos, aproximadamente, dois adultos: uma pintora e um Marinheiro aposentado.
A série foi muito bem sucedida. Foi vista por mais de 20 milhões de telespectadores por causa das sucessivas reposições.
As personagens e situações são parte da memória colectiva do início dos anos oitenta. A série também foi difundida em toda a América Latina, Portugal e alguns países não-latinos, tais como Angola, Croácia e Bulgária. Para os búlgaros nascidos nos anos 70 e 80, introduziu diversos temas "Verão Azul" na adolescência, falando de assuntos pouco comuns na televisão do país dos Balcãs, como o estilo de vida hippie.

El intermedio
El intermedio é um programa de televisão produzido pela Globomedia, e é emitido pela rede de televisão espanhola La Sexta. É apresentado por El Gran Wyoming com a colaboração de Beatriz Montañez, Cristina Peña, Thais Villas, Yolanda Ramos e Usun Yoon.
Estreou a 30 de Março de 2006, e trata-se de um espaço que retrata a actualidade com humor e sarcasmo, que começou por ser semanal de duas horas de duração, e mais tarde passou a ser emitido de segunda a quinta durante 30 minutos. Caracterizado por una atitude muito crítica com a Igreja Católica e con la cadena Cope.
Si lo sé no vengo

Si lo Sé...no vengo foi um programa de televisão apresentado na rede espanhola TVE de 1984 a 1988. Apresentado por Virginia Martaix e Jordi Hurtado, era um programa onde um concorrente disputava provas, em muitos casos, bem humoradas, a fim de acumular quilometragem para conseguir uma viagem. O programa era apresentado, inicialmente, nas noites de quintas e algum tempo depois, foi passado para as tardes de domingo, onde ficou até o fim de 1988, quando chegou ao fim.
O programa era dividido em duas etapas, com duração de 12 minutos. Em cada etapa, tinham 10 provas. Durante a realização das provas, eram feitas ao participante perguntas de conhecimento geral.
Após passar pelas duas etapas, o participante era convidado a participar do "Dobro ou Metade". Nessa etapa, o participante teria que cumprir um número determinado de provas num tempo menor que o dado durante as duas etapas do programa. O participante podia optar por não participar dessa etapa, mas com isso, perderia metade dos quilômetros conquistados nas provas.



Pioneiros do Cinema Espanhol
O cinema espanhol iniciou pelas mãos dos irmãos Lumiére, foram registrados os primeiros fotogramas da Espanha , em Barcelona, no ano de 1896.
A partir da década de 1980 foi se ampliando o prestígio que se limitava aos nomes de Luis Buñuel e Carlos Saura, através da presença em diversos festivais internacionais.
Ainda na década de 80  surgiu um grande nome  no cinema espanhol, o de maior relevo sem dúvidas: Pedro Almodóvar, que com títulos como Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), Tudo sobre a minha mãe ( 1999) – com o qual conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro, sete prêmios Goya, Palma de Ouro de melhor Diretor em Cannes e outros  e  Fale com Ela ( 2002), vivencia agora o sucesso de Volver (2007).
Do mesmo porte de Almodóvar é o diretor Bigas Luna, de cunho mais erótico, desde As Idades de Lulu (1990), tem seus filmes bem recebidos por público e crítica, também é dele O Som do Mar (2001).
Da mesma geração dos dois anteriores temos Fernando Trueba que faturou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1992 com o filme Sedução Belle-epoque, após A Garota dos teus Sonhos (1998) e O Feitiço de Xangai (2002).
Não poderíamos esquecer do grande diretor Alejandro Amenábar ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro  além de outros prêmios, por Mar Adentro (2004).

Diretores exilados
Durante o Franquismo muitos diretores espanhóis viveram exilados em outros países. Buñuel foi um dos mais populares. Está também Jesús Franco, que trabalhou na Europa (França, Alemanha) e nos Estados Unidos. Os diretores espanhóis que geralmente fazem filmes de sucesso migram para os Estados Unidos onde a indústria cinematográfica é mais bem paga.
Do país vem alguns dos melhores diretores do cinema mundial como:
Alex de la Iglesia: “A marca amarela”.
Juanma Bajo Ulloa: “História de um grupo de rock”.
Julio Medem: "Os Amantes do Círculo Polar", "Lucía e o Sexo", "O Esquilo Vermelho", "Terra" e "Vacas".

Influência no mundo
O cineasta e escritor espanhol David Trueba está em Porto Alegre neste mês de maio, participando de uma Mostra Especial sobre seus filmes, organizada pelo Santander Cultural nos festejos dos 150 anos do Grupo Santander.
A Mostra reúne cinco longas dirigidos por ele:
Bienvenido a Casa (2006) pelo qual recebeu o prêmio de melhor diretor em Málaga;
La Silla de Fernando (2006), um documentário;
Soldados de Salamina (2003) único filme lançado oficialmente no Brasil;
Obra Mestra (2000) comédia de humor negro 
La Buena Vida (1996) seu filme de estréia.
A homenagem não poderia ser mais própria uma vez que o cinema mundial presencia a força das películas espanholas contrariando a corrente americana, hollywoodiana que notamos.

Luis García Berlanga, o renovador do cinema espanhol
 Um dos cineastas mais conhecidos e realizar de alguns dos filmes mais famosos do cinema espanhol. Os filmes são ternos, com relação à visão dos personagens, porém satíricos chegando ao mordaz em sua análise social claramente crítica apesar da censura do franquismo.

Opinião do grupo

O cinema espanhol é um imenso globo que ao mover-se pode nos mostrar múltiplas caras, múltiplas facetas, múltiplas visões da realidade espanhola. Não é um único mundo; são todos os mundos criados pelos diretores, roteiristas, atores, etc. Que formam a grande vitrine do cinema produzido na Espanha ou produzido por espanhóis dentro e fora do país com a inconfundível marca da identidade hispânica. Seria impossível abranger todos os mundos. Em 2009 mostramos os clássicos de Buñuel, e seguiremos buscando esta aproximação através de outros tão representativos, como: Luis García Berlanga, Carlos Saura, Rafael Azcona, Fernando Fernán Gómez, Penélope Cruz, Javier Bardem.
Ao apagar das luzes, você irá submergir em todos esses mundos e conhecerão melhor a Espanha, os espanhóis e, claro, a língua espanhola.