Artes

A arte espanhola constitui um dos maiores patrimônios culturais do mundo. 
 A primeira expressão artística remonta ao Paleolítico Superior com pinturas rupestres da caverna de destaque em Altamira e no Mediterrâneo.

A influência dos fenícios e gregos manifesta-se na escultura. A arte Hispano atingiu o seu apogeu na época do Império (século I aC).
A arte cristã começou no terceiro século e foi sendo seguida desde o século V, de inicio a arte visigótica. Estes períodos foram descobertas importantes para a manifestação da arte cristã.

A arte hispano desenvolvida a partir do século VIII ao XV teve várias fases, dentre elas destaca-se o período do Califado de Córdoba mesquita e o período dos reinos Taifa do qual sobreviveu palácios lindamente decorados.


No norte da Espanha foi desenvolvido durante estes séculos, diferentes formas de arte, como a Arte Moçárabe (San Millán de la Cogolla, La Rioja), e os Asturianos Românicos (Santa Maria del Naranco, Oviedo) e Catalão (Igrejas Terrassa)
.

A partir do século XI começou a dominar a arte cristã na Espanha que foi muito importante a construção de mosteiros (Sant Pere de Rodes, San Martín de Frómista).

A partir do século XIII, um novo estilo começou a prevalecer: o gótico. Esse estilo espalhou-se por toda a Europa e a Espanha tem exemplos importantes, como os mosteiros de Poblet e Santes Creus (Catalunha), e as catedrais de Leon,
Burgos e Toledo. Pintura e escultura atingiram um pico de alta durante o período gótico, enfatizando os retábulos pintados e os monumentos decorados com cobre e têmpera.

Paralelamente à arte românica a gótica desenvolveu um estilo único na Espanha que foi uma fusão entre cristãos e muçulmanos e estilos esses que tem seus melhores exemplos em Toledo e Teruel.

No final do século XV, começou a dominar o Renascimento, importado da Itália. Na arquitetura destaca o Palácio de Carlos V (Granada) e Mosteiro de El Escorial (Madrid), em obras de escultura são fundamentais Alonso Berruguete e Juan de Juni, e em relação a pintura destacam-se os trabalhos de John Juanes, Pedro Berruguete e, sobretudo, o pintor El Greco.

O estilo barroco desenvolvido na Espanha
entre o fim do século XV e o início do século XVI. Na escultura manifestou-se com imagens religiosas, com destaque para as obras de Gregorio Fernández e Juan Mesa, e foram atendidos na pintura a melhor época da história da Arte na Espanha, com destaque para artistas como Ribera, Zurbarán, Murillo e, acima de tudo, o mestre Velázquez.
O neoclassicismo foi desenvolvido em meados do século XVIII e começou a prevalecer, foi refletido na arquitetura do Museo del Prado. O retorno aos cânones clássicos da escultura e uma pintura dominada pela figura de Goya.
O Romantismo no século XIX, rompeu com o estilo neoclássico. Neste período, salienta o edifício da Biblioteca Nacional e pinturas de Mariano Fortuny e Villamil Pérez.

O Modernismo triunfou, especialmente na Catalunha, e seu principal representante Gaudí, autor da Sagrada Família e a Casa Mila, entre outros.

O século XX foi influenciado por estilos diferentes: o contato com a atmosfera parisiense do século, o isolamento internacional depois da guerra civil e da abertura às novas tendências dos anos cinquenta. A pintura espanhola do século XX atingiu grande reconhecimento internacional, graças às figuras de Pablo Picasso, Joan Miró e Salvador Dali.

Nos dias de hoje incluem Bofill, Moneo e Calatrava (arquitetura), Chillida (escultura) e Tàpies e Barceló (pintura).

Espaços culturais
 




A Espanha tem uma extensa rede de bibliotecas e museus em todo o território espanhol, que contém alguns dos tesouros mais valiosos do mundo da cultura e da arte.


A biblioteca mais importante é a Biblioteca Nacional, localizado em Madrid, que abriu em 1712.
Seus fundos têm 25 milhões de peças, contendo livros originais, raros e antigos.
Ele também possui uma extraordinária coleção de gravuras e manuscritos.
A rede de bibliotecas públicas é extensa e, normalmente, com acesso gratuito ou quase gratuito, que oferece muitas facilidades para os estudantes e pesquisadores para a consulta dos fundos disponíveis para o público em geral.

O mesmo se aplica aos museus. Na Espanha, existem mais de 1.400 museus e coleções de museus. O mais conhecido deles é o Museo del Prado, embora muitos tenham um patrimônio inestimável.

O acesso a muitos museus na Espanha, é livre e aqueles que não são, tem descontos para estudantes e idosos.